segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

It´s Lupus (é Lúpus)

Ontem conversando com uma amiga da família que está cursando medicina e fazendo residência em um grande hospital público aqui de Fortaleza(não consegui lembrar o nome do hospital) e ela disse que o hospital tem muitos casos de uma doença quase desconhecida: Lúpus Eritematoso Sistêmico, ou simplesmente Lúpus (você que assiste House achou familiar?) Realmente nunca vi nenhum programa de televisão citar essa doença, ou alguma ong ou governo fazer uma campanha de consientização, então aqui estou eu escrevendo sobre essa doença rara e séria, para servir como modo de você leitor conhecer essa doença.

O lúpus é uma doença inflamatória que tem causa desconhecida, ela é desencadeada quando agentes externos desconhecidos(tal como vírus, bactérias, agentes químicoa e até radiação ultra violeta) entrem em contato com o sistema imunológico de um idivíduo (palavra impessoal né? Parece que você tá lidando com um objeto e não com gente) com vários genes erradamente programados a produção errada de anticorpos, e esses anticorpos acabam atacando as próprias células do corpo, provocando lesões em tecidos e alterações nas células sanguíneas.

O LES lesa mais frequentemente o coração, articulações, pele, pulmões, vasos sanguíneos, fígado, rins e sistema nervoso. A evolução da doença é imprevisível, com períodos de doença alternando com remissões. A doença ocorre nove vezes mais frequentemente em mulheres do que em homens, especialmente entre as idades de 15 e 50 anos, sendo mais comum nas pessoas que não têm ascendência européia.



Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especialistas(reumatologistas). Pessoas tratadas adequadamente têm condições de levar vida normal. As que não se tratam, acabam tendo complicações sérias, às vezes, incompatíveis com a vida.



O LES é tratável sintomaticamente principalmente com corticosteróides e imunossupressores. Atualmente ainda não há cura. O LES pode ser fatal, no entanto, com os atuais avanços da medicina, as fatalidades tem se tornado cada vez mais raras. A taxa de sobrevivência em cinco anos para pessoas com LES nos Estados Unidos, Canadá e Europa é de aproximadamente 95%, 90% em 10 anos e 78% em 20 anos.


Mas não é uma doença contagiosa, infecciosa ou maligna. A maioria dos casos de LES ocorre esporadicamente, indicando que fatores genéticos e ambientais tem um papel importante na doença.



O Lupus varia enormemente de um paciente para outro, de casos simples que exigem intervenções médicas mínimas, à casos significativos com danos à órgãos vitais como pulmão, coração, rim e cérebro. A doença é caracterizada por períodos de atividade intercaladas por períodos de remissão que podem durar semanas, meses ou anos. Alguns pacientes nunca desenvolvem complicações severas.


O diagnóstico de LES é estabelecido quando 4 ou mais critérios dos abaixo relacionados estiverem presentes:


  • Eritema malar (vermelhidão característica no nariz e face), geralmente em forma de "asa de borboleta"

  • Lesões discóides cutâneas (rash discóide)

  • Fotossensibilidade

  • Úlceras orais e/ou nasofaríngeas, observadas pelo médico

  • Artrite não-erosiva de duas ou mais articulações periféricas, com dor, edema ou efusão

  • Alterações hematológicas (anemia hemolítica ou leucopenia, linfocitopenia ou plaquetopenia) na ausência de uma droga que possa produzir achados semelhantes

  • Anormalidades imunológicas (anticorpo antiDNA de dupla hélice, antiSm, antifosfolipídio e/ou teste sorológico falso-positivo para sífilis)

  • Fator antinuclear (FAN) positivo

  • Serosite (pleurite ou pericardite)

  • Alterações neurológicas: convulsões ou psicose sem outra causa aparente

  • Anormalidades em exames de função renal: proteinúria (eliminação de proteínas através da urina) maior do que 0,5 g por dia ou presença de cilindros celulares no exame microscópico de urina

Esse método diagnóstico tem uma especificidade de 95% e uma sensibilidade de 75%, de forma que, quando, no mínimo, quatro critérios forem preenchidos, em média 95 de cada 100 pacientes apresentará, de fato, lúpus eritematoso sistêmico. Entretanto, somente 75 de cada 100 pacientes com lúpus eritematoso sistêmico apresentaram positividade para 4 ou mais desses 11 critérios.

Ainda não entendeu o House? Quase todos os episódios surge a dúvida se é Lúpus.

Sim esse post foi bem técnico até por que essa doança não é muito divulgada na mídia, mas espero que com esse texto eu consiga ter explicado mais ou menos como é essa doença , mas quando você estiver sentindoa lguma coisa procure logo um médico, poisquanto mais precoce o diagnóstico, mais fácil é o tratamento.

Aqui um site voltado pra o lúpus.

UPDATE : nosso leitor Tony Madureira, tem um blog voltado para o lúpus, que tiver curiosidade sobre o assunto o link é esse, li e achei bastante interessante, ajuda a saber mais sobre a doença.

1 comentários:

Tony Madureira disse...

Olá,
Excelente post!!
Se puderes, visita, comenta e divulga o blogue:
Lúpus, um blogue sobre a doença
www.tonymadureira.blogspot.com

abraço

Postar um comentário

Já que nada é por acaso seu comentário também não vai ser né? Comenta aí
={D

 

Copyright © 2010 Efeito Dominó | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki