terça-feira, 19 de janeiro de 2010

É verde ou vermelho??

Comentando com um amigo meu sobre a importância das cores nas fotos, eu disse o quanto deve ser difícil a vida de um daltônico, então me lembrei que um amigo meu disse que era daltônico, ele não enxerga o vermelho, ele percebe apenas nuances de cinza que variam de acordo com o tom do vermelho. O padrasto desse meu amigo que me deu a idéia do post também é daltônico, ele enxerga apenas o verde o amarelo. E esse foi o estopim pra esse pequeno (ou nem tanto assim) artigo, já que ultimamente tenho me interessado sobre doenças (hipocondria reina).



O daltonismo é uma alteração da percepção visual (ou no bom português, um problema de vista), que também pode ser chamado de discromatopsia ou discromopsia (nominhos complicados né não?). Essa alteração é caracterizada peal incapacidade de diferenciar algumas ou todas as cores, na maioria das vezes o verde e o vermelho. Normalmente tem origem genética, mas pode resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão (olhos), ou lesão neurológica.



Esse distúrbio era desconhecido até o século XVIII, e recebeu esse nome em homenagem ao químico John Dalton, que foi o primeiro cientista a estudar essa anomalia (que ele mesmo tinha). Essa anomalia é mais comum em homens, por estar ligao ao cromossomo X. Quem tem o gene "defeituoso" tem dificuldade em perceber algumas cores primárias, como o verde e o vermelho o que dificulta também a visão nas cores que derivam das primárias(ok, isso foi um pouco óbvio, eu sei).



Esta perturbação é causada por ausência ou menor número de alguns tipos de cones(céluas do olho que "enxergam" as cores) ou por uma perda de função parcial ou total destes, normalmente associada à diminuição de pigmento nos fotoreceptores que deixam de ser capazes de processar diferencialmente a informação luminosa de cor.(trocando em miúdos, as células do olho acabam trocando as informações, e com isso a pessoa vê cores de maneira errada.)


A imagem da direita corresponde a visão de um daltônico

Não existem níveis de Daltonismo, apenas tipos. Podemos considerar que existem três grupos de discromatopsias: Monocromacias, Dicromacias e Tricromacias Anómalas.

Um tipo raro de daltonismo é aquele em que há uma "cegueira" completa para as cores: o mundo é visto a preto e branco e em tons de cinza. Nesse caso, estamos perante aquilo a que se dá o nome de visão acromática. Esse é a monocromacia.

A Dicromacia, que resulta da ausência de um tipo específico de cones, os que "enxergam" vermelho, verde e azul.

Já a  Tricromacia anómala resulta de uma mutação no pigmento dos fotoreceptores dos cones retinianos, nesse caso a pessoa enxerga as cores, só que as vê de uma maneira diferente, com matiz e/ou contraste diferente.

Lembra do meu amigo que citei no início do post? Pois é ele é daltônico, ele não enxerga o vermelho. No caso dele, ele poderia ter evitado a piora ou até revertido a situação, se tivesse usado os óculos que o médico receitou quando ele era criança, mas ele não quis. Lembrando que daltonismo ainda não tem cura.

É assim que alguns daltônicos vêem os semáforos

Agora, vamos à sessão de links:
Aqui tem um teste pra você saber se é daltônico, lembrando que esse teste é apenas ilustrativo, para um teste sério, vá em um oftalmologista.
Aqui, é uma representação de como um daltônico vê os sites da web
aqui, úma simulação de como um daltônico vê uma imagem

Não resisti a uma piadinha....

4 comentários:

Guzenhu disse...

auehuaheuahe
Confesso q adorei a piadinha no final Sam!!
Mas achei q fosse pior ..se eles veem como esta nos exemplos de fotos não eh tão ruim assim ..axei q fosse quase um branco e preto...

Sam Freire disse...

Gu,
Existe um tipo de daltonismo no qual q pessoa não enxerga cores, é muito raro, mas existe, e tem também o tipo no qual a pessoa não enxerga uma ou mais cores, mas no geral é só uma didtorção mesmo....

também gostei da piadinha, ri e decidi postar...

Unknown disse...

é acho legal essa idéia de aprender uma coisa diferente, e de onde será ki vem essa vontade de aprender um efeito dominó?meus novos vizinhos são mudoss!!! é o maximo lidar com isso entendo eles +/- e de vez enquando troco umas idéias ...

Sam Freire disse...

Ryan, sinceramente não sei de onde vem a vontade de aprender, acho que é algo que nasce com a gente, mas é muito bom.

Postar um comentário

Já que nada é por acaso seu comentário também não vai ser né? Comenta aí
={D

 

Copyright © 2010 Efeito Dominó | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki